terça-feira, 19 de outubro de 2010

Imaginação



  As crianças brincam de faz de conta e inventam. Ora são fadas, ora são bruxas. Podem ser professoras médicas, mães ou pais, com mudança e papeis em questão de minutos. A brincadeira para elas não tem um valor de passatempo, mas de criar recursos para enfrentar o mundo com os seus desafios. O fazer de conta ,em  geral, cria situações que as auxiliam no desenvolvimento da criatividade e da autonomia.
O brincar auxilia as crianças na hora de lidar com seus conflitos ou com situações de sofrimento. Dependendo da faixa etária, pode se tornar difícil falar de uma determinada vivência dolorosa, mas ao brincar, elas demonstram os seus sentimentos, cada faixa etária tem uma necessidade e interesse diferente durante a brincadeira, crianças muito pequenas têm maior dificuldade em dividir os seus brinquedos, enquanto as maiores gostam de jogos em grupo.
Brincar é uma forma de comunicação onde a criança pode reproduzir o seu cotidiano.
Uma frase para uma pequena reflexão:

“Não é possível refazer esse país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a Educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário